top of page

As árvores, em especial nas cidades, são grandes aliadas do ser humano, pois desempenham vários papéis ecológicos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de todos.

O projeto de extensão da Unipampa " Arborizar: Indo Além dos Plantios" surge da necessidade de um planejamento e execução de um plano de arborização no Campus Bagé. É evidente a ausência de árvores adultas nas áreas de maior convivência, havendo uma necessidade de arborizar o Campus

 De forma geral, as pessoas tem a visão de que a falta de arborização em um local se deve a falta de mudas, e que o plantio é o suficiente para ter uma eficiente arborização. O plantio é apenas um dos passos. Assim como uma criança, as mudas necessitam de cuidados contínuos e permanentes, até atingir a fase adulta. A partir daí os cuidados são menores, caso seja feito um bom manejo nas árvores jovens.  A ideia é: cuide de sua muda hoje para ter uma árvore adulta saudável amanhã. 

Plantio de mudas arbóreas em 2014 no Campus Bagé-Unipampa. 

 Com isso, o objetivo do projeto é a elaboração e execução de um plano de arborização do campus Bagé da Unipampa, buscando o envolvimento da comunidade universitária e da população do município, sobretudo a comunidade do entorno da Universidade. Para isto, estão sendo propostas atividades teórico-práticas semanais e mensais, que envolvam os cuidados com as mudas e o manejo arbóreo; campanha de adoção de mudas; utilização de TICs na arborização. 

Plantio de mudas arbóreas em 2014 no Campus Bagé-Unipampa. 

Desde o estabelecimento da comunidade universitária no Campus Bagé, em 2011 tem sido executados plantios de mudas arbóreas. Em novembro de 2014 foi executado um plantio de maior abrangência, no qual foram plantadas 82 mudas, priorizando espécies nativas, adaptadas à região. Contudo, pouquíssimas pessoas realizavam o manejo das mudas. Com isso, a maior parte morreu ou está doente atualmente. Com isso, no projeto Arborizar inicialmente realizamos uma campanha Adote uma Árvore.  Um elemento importante no processo de adoção das mudas é mostrar que o plano de arborização é um processo coletivo, que a toda a Comunidade é responsável, e de que sua efetividade dependerá de Sua participação contínua. 

Realizamos o plantio em junho de 2017 na Semana do Meio Ambiente. Durante o plantio estiveram presentes cercas de 40 pessoas que se propuseram a cuidar inicialmente de 88 mudas. O plantio foi planejado de forma detalhada e envolveu a seleção de espécies nativas ou exóticas adaptadas a cada local. Além disso, realizou-se o mapeamento da rede elétrica, lógica; dreno e águas pluviais; hidrosanitário; distância das construções, a fim de minimizar as interferências dos equipamentos urbanos e construções sobre as árvores e vice-versa. 

No dia do plantio, inicialmente foi feita uma palestra, ministrada por Tanira Sampaio e Ketleen Grala, sobre como planejar e executar um plantio de mudas arbóreas de forma adequada. Posteriormente, foi realizada a parte prática, na qual cada adotante plantou sua muda afilhada. Em muitos casos, há mais de um adotante por muda, com isso estes podem se revezar nos cuidados.   

Após o plantio, semanalmente estão sendo realizadas atividades de manejo das mudas, que incluem irrigação, proteção contra formiga, colocação de arame farpado ao redor da muda. Optamos por colocar lona e brita ao redor das mudas para inibir a competição com a pastagem. Observamos que as mudas pequenas são "sufocadas" pelo pasto, perdendo na competição por recursos. Como não haverá pasto na volta não será necessário a roçagem próximo à muda, diminuindo as chances de injúrias, como o anelamento, que pode causar a morte dos exemplares. Como proteção contra formigas, estamos colocando em volta do caule um pedaço de lona que impede que as formigas subam até a copa. Também estamos colocando graxa nos tutores ao redor da muda para impedir que as formigas subam por esta via. Tais opções diminuem a necessidade de utilização de veneno químico, se constituindo em instrumentos mais ecológicos no controle de formigas cortadeiras

bottom of page